O Projeto

Desde 2002 estudando sapos, entrei no doutorado no INPA (Amazonas) em 2010 para estudar esses carinhas, porém sofri uns contratempos e tive que me realocar nas pesquisas.
Assim, desde Junho de 2011, parti para o desafio de estudar umas das águias mais raras do Brasil, o uiraçu-falso, ou gavião-real-falso.

Primeiro desenvolvemos uma bela revisão bibliográfica, seguida da organizaçao das informaçoes da espécie e ninhos conhecidos aqui na região.

Em Julho iniciei a pesquisa em um ninho em Manacapuru, interior do Amazonas, a aproximadamente 200 Km de Manaus.

Nessa "aba"do blog, vou apresentando algumas informáçoes legais sobre o desenvolvimento do projeto e do filhote estudado. Mesmo um pouco atrasado, tentarei postar tudo que for legal...

Espero que gostem.
Abraços
Felipe
 ________________________________________________________________________________



Nossa primeira excrusão para o Lago do Cururu, no município de Manacapuru foi realizada no início de Junho de 2010. Nessa saída fomos eu, o Marcelo Barreiros e o Bruno Felisberto.
Foi uma excursão de reconhecimento, onde fomos visitar diversos ninhos, de diferentes espécies de gaviões.
Fomos em um ninho de Morphnus que estava abandonado, mas que no passado foi utilizado e, atualmente não constatamos a presença dos espécimes.
Em seguida fomos em um outro ninho, provavelmente da mesma espécie, mas esse ainda falta confirmação., e infelizmente não pudemos faze-la.
Fomos também em um ninho de Spizaetus ornatus...muito interessante...esse ninho estava sendo monitorado e sob ele encontramos ossos das presas do gavião.
Em seguida fomos num ultimo ninho de Morphnus , e como os ninhos para serem mais organizados recebem o nome do descobridor, esse se chama de “ninho do Teixerinha”.  Para chegar nesse ninho navegamos de canoa e rabeta pela floresta inundada, passando ao lado das árvores semi-submersas. Depois de descermos da canoa, com água pela canela, andamos até o ninho. Chegando próximo dele vimos um enorme vulto voando sobre nós...era a fêmea do ninho, que pousou numa árvore próxima e começou a vocalizar........que sensação...que emoção....o bicho é enorme, imponente...,depois de bons minutos observando, gravando e fotografando fomos embora, para deixar o bicho sossegado.
Depois que constatamos que o ninho estava ativo, pelo menos a cada 15 dias estávamos lá fazendo nossas observações e anotações, que serão apresentadas ao longo do ano.
Espero vocês no próximo post!!
Abraços
Felipe  
_________________________________________________________________________________


Pessoal, por motivos de facilidade de divulgação, montei um FaceBook para o projeto.
Gostaria imensamente que, voce que gostou da iniciativa e que tenha vontade de nos acompanhar, me adicionasse e seguisse os acontecimentos do projeto no FaceBook.

http://www.facebook.com/pages/Projeto-Bio-e-Eco-do-uira%C3%A7u-falso-Felipe-Bittioli-R-Gomes/225732170848534

Manterei o Blog pois é mais uma mídia de divulgação, entretanto, as atualizaçoes sobre o projeto serão feita no FaceBook!!

Grande abraço
Felipe
__________________________________________________________________________________
 
 Corra para me adicionar no FaceBook....o projeto esta com várias novidades: adultos com presas, filhotes fortes e voando, novos ninhos, novos registros....vale muito a pena!!!

http://www.facebook.com/pages/Projeto-Bio-e-Eco-do-uira%C3%A7u-falso-Felipe-Bittioli-R-Gomes/225732170848534 

Abraços
Felipe